A Universidade Tiradentes realizou na noite da última quarta-feira (04), a abertura oficial da Semana do Aleitamento Materno 2021. No mês denominado ‘Agosto Dourado’, a ação visa reforçar a importância da amamentação. Neste ano, o evento ocorre mais uma vez de forma virtual, por meio de três lives, e aborda o tema da campanha internacional: Proteger a amamentação, uma responsabilidade de todos.
Na primeira noite de live, a mediadora foi a professora da Unit e presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Sergipana de Pediatria, a Drª Izailza Lopes, que destacou o empenho da Unit em promover mais uma semana que visa reforçar a relevância do aleitamento materno.
“É com muita alegria que iniciamos mais um Agosto Dourado. É a nossa oitava semana mundial num projeto de extensão da Universidade Tiradentes. Essa instituição que se preocupa muito em incentivar o aleitamento materno. Nós temos Liga de Aleitamento Materno, temos ligas de Pediatria, que tem como foco apoiar, proteger e promover o aleitamento materno”, ressaltou a Drª Izailza Lopes.
O debate virtual contou com a participação, como palestrantes, da professora da Unit e presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria, a Drª Ana Bispo, do administrador e presidente do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Dr. Douglas Rosendo e da assistente social e sanitarista, Drª Helga Muller Mengel, representando a Secretaria de Estado da Saúde.
Neste ano, a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês), definiu o seguinte tema: Proteger a amamentação, uma responsabilidade de todos. A Drª Ana Bispo, ao abordar a temática, propôs uma reflexão. “É responsabilidade de todos protegerem o aleitamento materno. Ninguém duvida dos benefícios para a criança, para família, para sociedade e para o mundo inteiro. Agora, o que cada um está fazendo para promover, para apoiar? Você está assumindo a responsabilidade como apoiador? Vamos refletir sobre o que estamos fazendo para apoiar. Se nós estamos sendo responsáveis pelo aleitamento materno, é importante defender o aleitamento, apoiar a mãe”, frisou a professora da Unit e presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria.
As lives estão sendo transmitidas pelo canal do youtube da Unit, às 19h. O evento segue até a sexta-feira (06). As lives ficam disponíveis na plataforma e podem ser acessadas a qualquer dia e horário.
Aleitamento Materno
A Campanha Mundial de Aleitamento Materno ocorre desde 1992, entre os dias 1 e 7 de agosto, em comemoração à declaração de Innocenti de 1990. A abordagem reconhece o aleitamento materno como responsabilidade compartilhada, já que, mudanças adequadas na política e na prática do aleitamento podem promover a diferença no cotidiano dos pais de crianças amamentadas.
Leia mais:
Semana Mundial do Aleitamento Materno em Sergipe será virtual