ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit representa Sergipe no JUBs Brasília 2021 com 100 universitários

Todos viajaram para o JUBs Brasília pela comitiva da Federação Atlética de Estudantes em Sergipe (FAES). Evento segue com programação até 18 de outubro.

às 20h10
Compartilhe:

Com informações de Quesia Cerqueira, correspondente JUBs Brasília

Nesta segunda-feira, 11, foi iniciada a semana de competições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Cerca de 3.500 atletas de 271 Instituições de Ensino Superior (IES) estão participando das 26 modalidades desta edição, que conta com a colaboração de 250 voluntários. 

A Federação Atlética de Estudantes em Sergipe (FAES) levou para a competição 100 alunos da Universidade Tiradentes (Unit) que irão competir nas modalidades de vôlei feminino, vôlei masculino, handebol feminino, handebol masculino,  basquete feminino, futsal feminino, natação,  badminton, tênis de mesa, tênis de campo, karatê,  judô e atletismo.

Os representantes da Unit no Badminton e Tênis de Mesa ganharam no primeiro dia de jogos e competiram neste dia 13, novamente. As equipes da Unit de Vôlei masculino e Handebol ganharam na primeira etapa das competições, já o time de Futsal Feminino empatou e segue na disputa. Os times de Vôlei, Basquete e Handebol feminino perderam na primeira fase. O mesmo para o Tênis. “Estamos nos deparando com níveis altíssimos de competidores que vivem do esporte. Nossos atletas da Unit são muito focados, preparados e determinados, por isso que estão nos representando tão bem”, relata o coordenador do Unit Esportes, Walter Thiessen, diretamente de Brasília.

O grande destaque deste segundo dia de disputas do JUBs Brasília é o atletismo. O atleta Alan Bizerra, aluno do curso de Educação Física da Unit, levou medalha de bronze. “A prova foi bem difícil porque nessa competição estavam os melhores atletas da prova de 10 mil metros de diversos lugares do Brasil. Como a umidade estava muito alta, os atletas que saíram na minha frente, depois de um período, começaram a cair no rendimento. Foi quando coloquei em prática minha estratégia e fui ganhando posições. Só consegui medalha nos últimos dois quilômetros faltando cinco voltas”, explica.

Para ele, cada um está fazendo o seu melhor, independente da prova, seja individual ou coletiva, mas o apoio da Unit é um diferencial. “Professor Walter e todos os colaboradores da Unit estão nos ajudando em todos os aspectos para que a gente se sinta sempre preparado para os jogos e isso tem sido fundamental”, encerra Alan Bizerra.

Dois atletas de judô estão na final e concorrem ouro em cada categoria.

Para Istelina Silva, atleta do Judô pesado (+78 kg), retornar a competir após o período de recesso é motivo de alegria. “Estou muito feliz de poder representar a Unit em mais uma edição dos JUBs, em especial nessa, que é a retomada dessa competição que não foi realizada ano passado devido à pandemia de Covid-19. As expectativas são sempre altas por bons resultados. Espero ter um bom desempenho, conseguir desenvolver bem meu jogo durante as lutas e repetir o feito das edições anteriores, conquistando mais uma medalha para Unit”.

O atleta de handebol masculino, Jean Oliveira da Universidade Tiradentes – FAES/SE, comentou sobre a sua participação no JUBs BSB 2021: “A expectativa é a melhor possível. Participar de um campeonato como esse, em nível nacional universitário, para mim está sendo uma grande oportunidade. Não só de representar a minha Universidade, como também o estado de Sergipe nessa competição que sem dúvidas vai ser a melhor de todas”.

Todos os atletas são testados e monitorados para evitar contágio de Covid-19. Apesar da falta de público externo nos locais de competições por causa da pandemia, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) transmitirá as partidas de futsal, handebol, vôlei e basquete em seu canal no Youtube. A seguir, a transmissão do jogo de vôlei masculino da Unit contra UPIS (DF):

 

JUBs Brasília

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da CBDU, do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU).
Patrocínio JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil, Monster Energy, Fibra e Anadem. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Acompanhe os jogos por meio das redes sociais da CDB:  Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok, Twitch e YouTube para não perder nenhum detalhe da programação.

 

Leia também:

JUBs Brasília: atletas da Unit falam sobre as expectativas para a competição

Acadêmicos se destacam em quatro das dez modalidades do JUBs Praia 2021

 

Matéria atualizada em 13/10/2021, às 20h01.

Compartilhe: