ESTUDE NA UNIT
MENU

Colações de grau da área da Saúde são antecipadas em Sergipe

Unit entregou o diploma a 241 novos profissionais da saúde, na última semana, de forma antecipada e seguindo a recomendação de portaria do MEC.

às 16h16
Tiago Ferreira Santos acaba de se formar em Enfermagem no campus Farolândia
Tiago Ferreira Santos acaba de se formar em Enfermagem no campus Farolândia
Recém-formada em Enfermagem do campus Estância, Amanda Santos
Compartilhe:

Por Raquel Passos

A área da Saúde em Sergipe acaba de receber 241 profissionais capacitados para contribuir no combate à pandemia do novo coronavírus. Alunos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem da Universidade Tiradentes – Unit – solicitaram antecipação de colação de grau na última semana, conforme portaria 383 do Ministério da Educação.

Para o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, professor Saumíneo Nascimento, esta iniciativa oferta profissionais com alta formação para atuação na linha de frente da saúde. “A Unit se sente honrada em entregar para a sociedade sergipana 241 novos profissionais que irão atuar cuidando da saúde da população. São profissionais que tiveram a melhor formação possível, alguns inclusive com experiências fora do Estado e até internacionais, além de inúmeras atividades práticas, o que os tornam ainda mais preparados”.

Apesar da circunstância, com todo rigor do distanciamento social e reforço na higiene, a colação de grau mantém seu papel de divisor de águas na história do aluno. “É um dia extremamente feliz para mim e toda minha família, pois vim pegar o meu tão sonhado diploma! Meus sinceros agradecimentos a todos que fazem parte do campus Itabaiana os quais contribuíram para minha formação acadêmica, em especial à Unit que não mediu esforços para que pudéssemos antecipar a colação de grau frente a esse momento que estamos vivenciando”, relata a recém-formada Enfermagem do campus Itabaiana, Ane Carine.

Eva Letícia Pinheiro acaba de se formar em Farmácia no campus Farolândia e confessa que quando pesquisava sobre produção de medicamentos em situação de pandemia durante o curso, nunca pensava que viveria esse cenário tão de perto. “Eu ficava lendo as RDCs sobre produção de medicamento que, nessa situação, a quebra da patente era em menor tempo e pensava: ‘jamais isso vai acontecer, demora demais para produzir um medicamento’. Mas hoje a gente percebe que a ciência está bem avançada e a produção acelerada”, comenta. 

A recém-formada em Enfermagem do campus Estância, Amanda Santos, conta que solicitou a antecipação de sua colação devido ao momento de pandemia que a saúde vivencia na atualidade. “Através do ensino de qualidade que recebi, hoje me sinto preparada para atuar na saúde”.

Tiago Ferreira Santos, antes de se formar em Enfermagem no campus Farolândia, já atuava na Unidade Básica de Saúde da cidade de Umbaúba. “Foi muito suado para chegar até aqui e é muito gratificante ter meu diploma em mãos! Já atuo na área da saúde e pretendo agora me doar por completo depois que pegar meu Coren”, afirma.

A colação de grau antecipada aconteceu de 07 a 11 no campus Farolândia; dia 12 foi no campus Estância e no último dia 14 no campus Itabaiana. No entanto, a colação de grau dos demais cursos acontecerá de forma virtual próximo dia 20, às 20h, neste site.

“Centenas de alunos conseguiram concluir seus estudos ainda que diante da pandemia porque a Unit não mediu esforços para continuar com as atividades acadêmicas desde 30 de março, quando as aulas teóricas passaram a ocorrer ao vivo por meio do Google for Education”, conclui professor Saumíneo Nascimento. 

Responsabilidade social

Além de ofertar formatura destes profissionais da Saúde, a Unit realizou inúmeras iniciativas que impactaram diretamente no enfrentamento à Covid-19 em Sergipe, como: entrega de novos leitos de UTI e reforma de enfermaria do Hospital Cirurgia, produção de álcool gel para a Secretaria de Segurança Pública e fabricação de EPI para doação a profissionais da Saúde em SE.

*Matéria atualizada às 15h58

Compartilhe: