Com a pandemia da Covid-19, veio a virtualização das atividades essenciais, dentre elas, o ensino remoto. Aluna da Universidade Tiradentes desde 2008, Ioná Barbosa Pereira, iniciou o curso de Psicologia, mas por conta do trabalho na área de perfuração de poços decidiu buscar de conhecimento técnico em Engenharia de Petróleo no ensino remoto. “Trabalhava embarcada e isso dificultava o aprendizado e aprovação nas disciplinas presenciais”, revela.
Antes de concluir a graduação, ficou desempregada e sem muitas opções, decidiu morar em Boston (EUA). Deixou Aracaju em 2016, mas levou na bagagem o sonho de concluir a graduação. Para se manter, realizou diversos tipos de trabalho, e finalmente, depois de cinco anos, a aluna vai concluir esse ciclo acadêmico. “Estou no 10º período e vou colar grau agora em 2021. Estou muito feliz pela oportunidade de voltar e concluir o meu curso! Esperei muito por isso. A Unit sempre solícita e abrindo as portas, sempre ajudando, principalmente quem tem vontade de estudar”, conta.
Atualmente, Ioná, aos 53 anos, divide o tempo entre as aulas em ambiente virtual, os livros e muito estudo com a atividade de babysitter. “Encontrei abertura na Unit. E a partir daquele momento comecei o processo de reaprender. Estudar online é um o modelo diferente, mas em pouco tempo percebi que tudo era muito fácil, pois o material é muito bem elaborado e a adaptação foi tranquila”.
Ioná faz questão de dizer que em nenhum momento deixou de estudar. Aperfeiçoou o inglês, fez outros cursos, mas a lacuna de uma graduação a incomodava. “Penso que agora a minha vida, realmente, está se completando, com esse certificado. Em pouco tempo serei cidadã americana e tenho a possibilidade mudar de trabalho, mas dessa vez, preparada. Essa certificação vai abrir portas e já consigo enxergar um futuro melhor. Me sinto honrada em estudar na Unit”, conclui.
Ensino remoto
Na Universidade Tiradentes, o número de presencialidade dos alunos nas aulas ao vivo, por meio do Google for Education, chegou a 92%. O alto engajamento dos alunos chama a atenção para os investimentos em tecnologia realizados pela Instituição, que capacita continuamente docentes e conquistou o pioneiro título mundial de Universidade de Referência – Google for Education.
Por meio dessa ferramenta, a Unit forma uma nova geração de profissionais conectada com a modernidade. O G Suite for Education reúne ferramentas de produtividade semelhante a um pacote Office e colaboração para universidades e acadêmicos. Atualmente, há 80 milhões de usuários ativos na plataforma GSuite for Education e 36% das instituições que a utilizam no mundo são Instituições de Ensino Superior.
Leia também:
- Universidade Tiradentes investe em tecnologia e garante presencialidade durante pandemia
- Qual a importância da logística nas Engenharias?Professor tutor é diferencial nos cursos EaD da Unit