ESTUDE NA UNIT
MENU

Terapia financeira visa transformar nossa relação com as finanças pessoais

Com o objetivo de mudar a relação das pessoas com o dinheiro, a terapia financeira adotada como tratamento é uma realidade

às 15h05
Compartilhe:

Equilibrar as finanças pessoais nem sempre é algo simples. O fato é que lidar com o dinheiro é uma grande dificuldade para muita gente e, em alguns casos, chega a se manifestar como fobia. É neste sentido que a terapia financeira vem sendo utilizada como tratamento, objetivando transformar a relação das pessoas com as finanças pessoais.

Os terapeutas financeiros usam seus vastos conhecimentos em finanças e psicologia para ajudar os pacientes a resolverem sua relação com o dinheiro, tratando especificamente a raiz emocional do estresse financeiro, em vez do comportamento em si.

A questão emocional, segundo especialistas, está diretamente ligada à área das finanças, e neste cenário, é um indicativo de que o desenvolvimento de fobias ligadas ao dinheiro é, de fato, um problema real. Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido, em 2019, o dinheiro se mostrou a maior causa de estresse entre os entrevistados pelos pesquisadores. O levantamento identificou que 61% das 1.139 pessoas ouvidas afirmaram que o dinheiro provoca mais estresse que outros fatores como trabalho (51%) e sua família (24%).

Fobia financeira

De acordo com estudos sobre o estresse financeiro, a fobia financeira pode se manifestar de maneira distinta em cada pessoa, sendo que algumas podem evitar se envolver com questões relacionadas ao dinheiro, enquanto outras podem gastar excessivamente em resposta à ansiedade. Independentemente do comportamento, fatores de estresse emocional ligados à vida financeira podem ser um problema significativo.

“As decisões financeiras estão diretamente ligadas às emoções e diversos estudos confirmam esse apelo emocional. Por isso é que muitas vezes é tão complicado equilibrar as finanças e sair de uma situação de endividamento, por exemplo. Trabalhar as questões emocionais é um caminho relevante para ajustar a vida financeira. A terapia financeira é uma novidade e um campo interessante também para os profissionais, que podem se dedicar à área e ajudar as pessoas a lidarem melhor com o dinheiro”, destaca Josenito Oliveira, economista e docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). 

 Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: