Do grego antigo, as palavras psyque significa mente e logos, conhecimento ou estudo. Juntas, formam o vocábulo que refere-se à “ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social” (Dicionário Oxford), a Psicologia.
O estudo dessa área é plural e deve ser aplicado por um psicólogo graduado, capacitado para desenvolver técnicas e métodos para compreender os processos mentais de maneira a mudar comportamentos negativos. O principal objetivo da graduação é formar profissionais capacitados para atuar de modo crítico e reflexivo nas diversas áreas de inserção dessa profissão.
Depois de formado, o psicólogo pode atuar em clínicas ou em instituições, auxiliando os sujeitos no manejo do sofrimento psíquico, das relações interpessoais, das emoções e da qualidade de vida.
Em sua atuação, o profissional compromete-se com: sigilo profissional, respeito aos limites de sua atuação, imparcialidade, escuta qualificada, empatia e divulgação de conteúdos científicos de interesse social. Ser um bom ouvinte e ter uma escuta ativa, demonstrar empatia, pensamento livre de preconceitos e estereótipos, e interagir com as pessoas são fundamentais.
*com informações de Unit.br, Dicionário Oxford e Catho
Leia também: Benefícios e diferenciais do NAPPS para alunos e egressos EAD