ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é a nutrição alimentar e por quê ela é importante?

Alimentos naturais e diversidade no prato garantem uma boa nutrição alimentar; necessária para manter o bom e pleno funcionamento do organismo

às 11h47
Verduras, legumes e raízes estão na lista de alimentos que compõem uma boa nutrição alimentar: ‘descascar mais e desembalar menos’ (Mehmet Turgut Kirkgoz/Pexels)
Verduras, legumes e raízes estão na lista de alimentos que compõem uma boa nutrição alimentar: ‘descascar mais e desembalar menos’ (Mehmet Turgut Kirkgoz/Pexels)
Compartilhe:

Manter o pleno funcionamento do organismo de maneira saudável é o que proporciona uma nutrição alimentar de qualidade, com refeições diversificadas e nutrientes essenciais na proporção adequada, assim como vitaminas e minerais. E mais: é importante também seguir à risca o que diz o jargão ‘descascar mais e desembalar menos’, como lembra a nutricionista e professora Ariana Amaral, coordenadora pedagógica do curso de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

“Uma boa nutrição está associada à obtenção de nutrientes da dieta. Todos aqueles que são necessários para manter nossos organismos funcionando adequadamente para manter o peso saudável, este, uma dos principais fatores relacionados a doenças crônicas como diabetes, hipertensão. Assim, um passo essencial é usar coisas mais naturais, minimamente processados, que sejam de mais fácil preparo e que a pessoa consiga inserir na rotina”, afirma ela.

Leite e derivados, ovo, verduras, legumes e raízes estão na lista de alimentos que compõem uma boa nutrição. “Ainda tem os carboidratos de fontes naturais e que aqui no Nordeste tem muito a ver com a nossa cultura, a exemplo do inhame, macaxeira e batata doce. Então, basear a refeição naqueles alimentos que são mais básicos funciona. Quanto menos a gente comprar alimento pronto, quanto mais consumir as refeições utilizando frutas e legumes, mais próximo dessa alimentação saudável, adequada e balanceada a gente vai estar”, alerta Ariana.

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: