ESTUDE NA UNIT
MENU

Festa de Bom Jesus dos Navegantes: mais de 160 anos de tradição

Em Sergipe, a procissão foi criada em 1914, por pescadores, como forma de agradecer por um milagre do Bom Jesus dos Navegantes em um temporal.

às 20h51
Imagem: Infonet
Imagem: Infonet
Compartilhe:

No Brasil, a celebração ao Senhor dos Navegantes foi introduzida em 1808 pelos Portugueses Católicos, com a chegada da Família Real ao Brasil. Em Sergipe, mais de 160 anos de tradição não tiram o vigor da festa de Bom Jesus dos Navegantes, que continua firme e faz parte do calendário de centenas de fiéis no dia 1º de janeiro. A Romaria de Bom Jesus dos Navegantes é a maior festa católica da região do Baixo São Francisco.

As festividades iniciam no domingo anterior à grande romaria. Ao longo da semana ocorrem festas, quermesses e novenas, com as missas nos quatro mastros que circundam as margens do Rio São Francisco, cada missa é encerrada com grande foguetório. Em Sergipe, essa romaria é uma das mais notáveis, ao lado da Romaria Senhor dos Passos, em São Cristóvão; da Peregrinação de Nossa Senhora Divina Pastora e da Peregrinação de Nossa Senhora Aparecida.

O ponto central da romaria é a Procissão Fluvial de Bom Jesus dos Navegantes pelo Rio São Francisco, entre as cidades de Propriá e Porto Real do Colégio, em Alagoas. É realizada sempre no último domingo de janeiro e reúne romeiros dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. A procissão foi criada em 1914, por pescadores, como forma de agradecer por um milagre do Bom Jesus dos Navegantes em um temporal. 

Em Aracaju, a procissão que segue pelas águas do rio Sergipe e ruas de Aracaju, teve início com os pescadores da colina de Santo Antônio, mesmo antes de Aracaju ser capital e atrai fiéis de várias partes do estado e de outras localidades. Os fiéis percorreram o rio Sergipe em catamarãs por uma e meia. Muitos barcos acompanharam o cortejo fluvial. Ao chegarem em terra firme, continuam a procissão até a colina Santo Antônio onde acontece a missa de encerramento.

Fonte: Arquidiocese de Aracaju e Wikipedia

 

Leia também: Nossa Senhora da Conceição: conheça a história da Padroeira de Aracaju

Compartilhe: