ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba o que fazer quando ocorrer fratura no dente

Primeiro, deve-se buscar um cirurgião-dentista para avaliação e tratamento; entre os especialistas indicados estão o odontopediatra, o endodontista e o periodontista

às 11h54
A quebra de um dente é considerada como fratura e deve ser tratada no menor tempo possível pelo profissional de Odontologia (Anna Shvets/Pexels)
A quebra de um dente é considerada como fratura e deve ser tratada no menor tempo possível pelo profissional de Odontologia (Anna Shvets/Pexels)
Compartilhe:

Recorrente incidência entre em crianças, jovens e adultos, pelas mais diversas razões,  uma fratura do dente é um traumatismo envolvendo o terço inferior da face que merece toda a atenção e cuidado para não desencadear o comprometimento da forma, função dentária e estética do sorriso. Esse comprometimento pode interferir na fonação, na respiração adequada e até mesmo na capacidade mastigatória. Dessa maneira, na ocorrência de dentes quebrados, o necessário é buscar o auxílio de um cirurgião-dentista para avaliação e tratamento.

“Os especialistas que podem ser solicitados para a resolução do caso se encontram o odontopediatra (atuação em crianças); endodontista, quando a fratura comprometer o tecido pulpar (tecido localizado mais internamente no dente) a fim de que seja avaliada a necessidade da realização de tratamento endodôntico (“canal”); e o periodontista, responsáveis por cuidarem da área responsável pelos tecidos gengivais, ósseo e ligamento periodontal, ou seja a manutenção do dente no osso alveolar”, destaca a professora doutora Sandra Regina Barretto, do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes em Sergipe (Unit Sergipe).

Dentre outros cuidados que o paciente vítima da fratura dentária pode fazer, a professora fala sobre a importância do motivo da fratura e do tempo decorrido entre o acontecimento e a busca por tratamento odontológico. 

“Essa informação é essencial para que se possa verificar as possibilidades de intervenção. Além disso, quando da ocorrência da fratura se deve procurar o fragmento deslocado, que por ventura tenha caído no chão, mantê-lo armazenado em condições de umidade e levá-lo prontamente ao cirurgião-dentista, a fim de ser avaliada a possibilidade de realizar a colagem do fragmento (restauração biológica)”, alerta Sandra. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: