ESTUDE NA UNIT
MENU

Docentes da Unit são contemplados com bolsas de produtividade

Anualmente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) renova a concessão de bolsas no Brasil inteiro.

às 14h51
Compartilhe:

Em novembro, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado da chamada pública 09/2022, referente às bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Seis professores pesquisadores da Universidade Tiradentes (Unit) foram contemplados com bolsas, demonstrando a contribuição científica e nível de produtividade. Anualmente, o órgão renova a concessão de bolsas no Brasil inteiro. 

A docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) e professora da graduação em farmácia da Unit e pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), dra. Patrícia Severino subiu dois níveis, tornando-se bolsista na categoria 1B; os professores do programa e pesquisadores do ITP, dr. Elton Franceschi e dra. Cleide Mara Faria Soares (também docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos) foram contemplados com bolsas em nível 1C.

O coordenador do PEP e também pesquisador do ITP, Giancarlo Richard Salazar Banda conquistou a bolsa 1C. A líder do grupo de pesquisa/CNPq de Eletroquímica e Nanotecnologia e coordenadora do Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia do ITP, dra. Katlin Ivon Barrios Eguiluz alcançou o nível 1D; e a dra. Maria Lucila Hernández Macedo ficou no nível 2. Ela integra o corpo docente do PBI e atua como pesquisadora no ITP.

“A Bolsa de Produtividade é fornecida pelo CNPq após processo seletivo de concorrência nacional e por área escolhida pelo docente. São os pesquisadores com formação de Recursos Humanos em Pós-Graduação Stricto Sensu que estão aptos e recebem as bolsas, portanto fazer parte de um programa é condição importante, pois são os alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além dos pós-doutorandos que atuam na cadeia virtuosa da ciência”, analisa o coordenador da pós-graduação stricto sensu da Unit, dr. Álvaro Silva Lima.

 

Leia também: Docentes da Unit estão entre os melhores pesquisadores do mundo

Compartilhe: