ESTUDE NA UNIT
MENU

Programas de internacionalização se destacam no Grupo Tiradentes

Parcerias para programas de intercâmbio ampliam possibilidades para os alunos que buscam formação diferenciada, além de uma maior compreensão dos desafios globais

às 17h23
Parcerias permitem que alunos de outros países estudem disciplinas no campus da Universidade Tiradentes, em Sergipe (Acervo/Grupo Tiradentes)
Parcerias permitem que alunos de outros países estudem disciplinas no campus da Universidade Tiradentes, em Sergipe (Acervo/Grupo Tiradentes)
Aula ministrada na Myongji University, em Seul (Coréia do Sul), uma das parceiras internacionais do Grupo Tiradentes (Acervo/Grupo Tiradentes)
Prédio principal da Universidad de Valladolid, em Valladolid (Espanha), uma das parceiras internacionais do Grupo Tiradentes (Acervo/Grupo Tiradentes)
O “Programa Buddy” permite que os estudantes da Unit convivam e interajam com alunos internacionais vindos para a mobilidade acadêmica (Acervo/Grupo Tiradentes)
Compartilhe:

A internacionalização é um dos diferenciais mais significativos das instituições que compõem o Grupo Tiradentes, e que tem um papel fundamental em seus 61 anos de história e serviços de excelência no ensino superior. Através dela, cada estudante ou professor, bem como toda a comunidade universitária, tem a chance de estabelecer relações com docentes e discentes de diferentes partes do mundo, bem como aprender ou aprimorar um segundo idioma. Essa abertura para o mundo se dá em iniciativas como os programas ofertados pela Gerência de Relações Internacionais (GRI). 

Eles servem como base para os estudantes que buscam conhecimento, troca de experiências, vivência internacional e um maior aprendizado profissional e pessoal. “Participar de um projeto de mobilidade acadêmica como o que desenvolvemos no Grupo Tiradentes é enriquecedor em vários sentidos. É uma grande oportunidade de aperfeiçoamento acadêmico, o qual pode gerar um diferencial de aprendizado e de conhecimentos”, afirma a gerente de Relações Internacionais da Universidade Tiradentes (Unit), Selen Ive Carneiro. 

Em 2023, os principais programas de internacionalização ofertados pela gerência são: o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), que possibilita que discentes de qualquer curso presencial façam disciplinas durante um semestre acadêmico em uma instituição parceira fora do Brasil; e o Internato no Cambridge Health Alliance (CHA), direcionado aos alunos do curso de Medicina, que poderão fazer um mês de internato nas instalações do Cambridge Health Alliance, em Boston (Estados Unidos).

Além disso, há o Programa Laboratório Social, que foi consolidado em 2022 e permitirá aos estudantes dos cursos de Direito e Arquitetura e Urbanismo fazer seu trabalho de conclusão de curso com um componente internacional, que inclui a coorientação e a mobilidade acadêmica de curta duração para a Universidade de Valladolid, na Espanha.

Entre os estudantes da Unit que abraçaram a experiência da internacionalização, está a Lara Victória Guanabara Moura, do curso de Direito da Unit Sergipe, que faz intercâmbio desde fevereiro deste ano na Universidade Católica da Coreia (CUK), em Seul (Coreia do Sul). Ela foi a primeira aluna a ir para a CUK, que firmou convênio com o Grupo Tiradentes em 2016. Neste período, 14 alunos já foram enviados para o país asiático, que também tem como parceira a Myongji University, também em Seul.  

“Sempre tive vontade de estudar, mesmo que temporariamente, fora do Brasil porque sei que conhecer uma cultura e também um método de ensino diferente do nosso pode nos abrir fronteiras profissionais e principalmente pessoais. A experiência de intercâmbio nos faz enxergar coisas que ainda não conseguimos ver”, ressalta Victória. 

A GRI oferece aos estudantes todo o suporte necessário para a realização da mobilidade acadêmica, através de reuniões pré-embarque com os discentes selecionados. “Na primeira delas, geralmente mencionamos questões mais burocráticas, para nortear os discentes sobre os primeiros passos e para que os mesmos possam se organizar e tratar das especificidades que cada modalidade de programa ou projeto exige. Já em um segundo momento, tratamos especificamente de processos internos para a entrada na mobilidade, em nosso sistema, e sobre os documentos institucionais que o aluno precisará preencher e providenciar antes, durante e após seu período no exterior”, explica Selen. 

Welcome, buddy!

Além de proporcionar o intercâmbio de seus estudantes para diversos países do mundo, a internacionalização fomenta parcerias de reciprocidade com uma série de benefícios direcionados a estudantes estrangeiros, que podem cursar disciplinas nos cursos da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). As parcerias se estendem por todo o mundo e vão de nações culturalmente próximas, como Argentina e Portugal, a países como Polônia e Coreia do Sul. O chamado Programa Buddy permite que os estudantes da Unit convivam e interajam com alunos internacionais vindos para a mobilidade acadêmica, auxiliando-os na sua transição e adaptação ao dia-a-dia na universidade e na cidade.

“Ao recebermos estudantes estrangeiros para intercâmbio nos cursos ofertados pelo Grupo Tiradentes, oportunizamos que eles tenham a melhor experiência possível, pois sabemos o quanto a troca de experiências e vivências é importante na formação de qualidade. Ao mesmo tempo, promovemos aos nossos estudantes o contato com esses estrangeiros, o que é enriquecedor culturalmente, pois sem sair do país eles também têm a oportunidade de ter contato com uma nova cultura e ainda aprimorar um segundo idioma”, diz Selen Ive. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: