ESTUDE NA UNIT
MENU

Trezena de Santo Antônio encerra com procissão no campus

Com direito a procissão no campus Farolândia, fiéis celebraram o Dia de Santo Antônio neste ato de fé e doação. Alimentos arrecadados serão doados no próximo dia 21.

às 19h26
Compartilhe:

Com o tema “Santo Antônio: Coração abrasado e servidor”, a 25ª edição da Trezena de Santo Antônio, realizada pela Capela da Universidade Tiradentes (Unit), encerrou sua programação neste dia 13. Como forma de encerrar as homenagens ao padroeiro dos pobres e dos perdidos, uma procissão foi realizada no campus Farolândia.

O cortejo saiu da frente do prédio da Reitoria, deu uma volta completa, passando pela praça que fica em frente à Capela e contou com a participação de colaboradores da Unit e fiéis frequentadores da Capela, como as idosas do Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (PAIMI).

Para a coordenadora do Programa, professora Zulnara Mota, o momento de celebração a Santo Antônio resgata as origens de muitas das senhoras que fazem parte do PAIMI. “A maioria delas é católica e já frequentam as missas da Capela. Então estar aqui hoje celebrando esse momento é muito importante para cada uma. O ato de agradecer acalma os corações e só faz bem”, conta.

A coordenadora da Capela da Unit, professora Rosângela Aragão, comemora: “São 25 anos rezando pedindo as preces em oração a Santo Antônio. Hoje rezamos por pessoas especiais, como a primogênita dos fundadores, Dra Marília Uchôa, e vamos pedir também pela alma de Dona Nena que sempre esteve aqui conosco e pelo nosso inesquecível Padre Melo, o precursor dessa Trezena. Claro, por todos nós que estamos aqui e por todas as pessoas que sempre participaram da Trezena”.

Durante a programação, os fiéis foram convidados a doar alimentos não-perecíveis. “Chegou a surpreender a participação das pessoas neste ato de fé, que é a Trezena de Santo Antônio, deste ano. Eu percebi que as pessoas saíram felizes, gostaram muito. Uma moça já disse que ano que vem quer dar um testemunho da graça que alcançou durante a Trezena de 2023. Quer dizer, assim a gente percebe que de fato a fé não é em vão”, reforça. 

Tereza Cristina, chefe de gabinete do reitor, fez questão de relembrar sua participação na edição de 10 anos atrás da Trezena. “Foi nela que o padre da época amarrou a fitinha em meu braço e me avisou: ‘vou amarrar aqui para garantir seu casamento, minha filha’. Naquele ano, em 2013, conheci meu marido! Fora todas as bênçãos que já me aconteceram durante todo esse tempo. É muito bom ter fé”, comemora.

Na quarta-feira, 21, os alimentos arrecadados foram doados para a instituição Comunidade Força Jovem do Discípulo Amado, que realiza um trabalho social e espiritual entre moradores necessitados da Farolândia e adjacências.


Leia mais: Capela da Unit celebração dos 25 anos de Trezena a Santo Antônio

Matéria atualizada em 29/06/2023, às 13h44

Compartilhe: