ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor Ézio Déda toma posse na Academia Sergipana de Letras 

O mais novo imortal da Academia Sergipana de Letras passa a ocupar a cadeira 19 e será como sucessor do escritor, palestrante e radialista Jácome Góes (1936-2022).

às 14h45
Compartilhe:

O professor Ézio Christian Déda de Araújo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), é o mais novo imortal da Academia Sergipana de Letras (ASL). A solenidade de posse aconteceu ontem, 13, no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda.

Ele foi eleito em uma sessão da entidade com 27 votos. Ézio, que também é arquiteto, escritor e superintendente do Instituto Banese, passa a ocupar a cadeira 19 como sucessor do escritor, palestrante e radialista Jácome Góes (1936-2022). Ela tem como patrono o poeta e jornalista João Antônio Pereira Barreto (1876-1926).

Em recente entrevista concedida à Asscom da Unit, o arquiteto destacou o papel da ASL na preservação e na valorização da literatura produzida em nosso estado. “A casa faz um grande trabalho, sob a liderança do seu presidente, José Anderson do Nascimento. Ela recebe e participa de todas as principais discussões que envolvem a cultura sergipana, e exerce um papel fundamental nesse sentido, tanto ao preservar a memória e as obras dos nossos maiores nomes, como também no incentivo que dá para o surgimento de novos escritores”, revelou Ézio Déda.

Ézio fez um agradecimento muito especial a todos os que participaram da sua trajetória, especialmente à Universidade Tiradentes. “Eu tenho um carinho e uma gratidão enorme à Unit, ao professor [Jouberto] Uchôa, à dona Amélia [Maria Uchôa] e a todos que fazem a Unit, pelo apoio que eles sempre me deram e por tudo o que elas representaram na minha história e na minha carreira. E tenho muito o que agradecer e celebrar”, concluiu. 

Ezio Déda é natural de Simão Dias, tem 47 anos, é graduado em Arquitetura e Urbanismo e especialista em ‘Desenho, Registro e Memória Visual’. O arquiteto é referência nas áreas de arquitetura e cultura, assina projetos importantes como o do Monumento Marcelo Déda, Largo da Gente Sergipana, e o Centro de Memória Digital de Simão Dias Professora Enedina Chagas – resultado de um projeto de retrofit e restauro da edificação.

O novo imortal da Academia Sergipana de Letras é autor dos livros ‘Árvore de Folhas Caducas’ (2001), apresentado pela cantora Maria Bethânia, e ‘A Casa das Ausências’ (2010), obra lançada também em formato multimídia, mesclando literatura, design, dramaturgia e música.

Em 2016, Ezio Déda recebeu a Medalha do Mérito Inácio Barbosa, da Prefeitura Municipal de Aracaju. Em 2018, foi agraciado com a Medalha do Mérito Tobias Barreto, pelo Governo do Estado de Sergipe. Em 2021, recebeu a Medalha Armindo Guaraná, concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

Fundada em 1917, a Academia Sergipana de Letras, instituição com a qual Ezio Déda passará a contribuir com seus conhecimentos e experiências multidisciplinares, busca preservar, promover e difundir a literatura, a língua e a cultura sergipanas.

Com informações da Asscom do Museu da Gente Sergipana

Leia mais: Professor de Arquitetura e Urbanismo recebe título de Cidadania Aracajuana

Compartilhe: