ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit participa de programa de saúde em escola municipal de Aracaju

Estudantes e professores de Nutrição atuam em avaliação antropométrica de alunos da Escola Nunes Mendonça; programa promove ações integradas de promoção à saúde

às 13h21
Alunos de Nutrição da Unit participam de avaliação e classificação de peso e altura dos estudantes de escola municipal na Coroa do Meio, em Aracaju (Divulgação/ SMS)
Alunos de Nutrição da Unit participam de avaliação e classificação de peso e altura dos estudantes de escola municipal na Coroa do Meio, em Aracaju (Divulgação/ SMS)
Compartilhe:

O curso de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit) participou, no último dia 21, de uma atividade do Programa Saúde na Escola, promovido pelas secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Semed) da Prefeitura Municipal de Aracaju. A ação, com a participação direta de estudantes e professores do curso, consistiu em uma avaliação antropométrica dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nunes Mendonça, no bairro Coroa do Meio, zona sul da capital sergipana. 

A professora e preceptora Surya Escobar explica que os alunos da Unit puderam fazer a avaliação e classificação de peso x altura dos estudantes da Emei. Segundo ela, o programa busca desenvolver atividades de incentivo a uma alimentação saudável, além de verificar como as crianças estão em relação à saúde geral. 

“Trouxemos os alunos de nutrição para que eles pudessem vivenciar essas experiências. O PSE é um programa desenvolvido de forma intersetorial, que não tem somente o foco de diagnosticar alguma alteração na saúde do aluno, mas também de educar para prevenir doenças ou futuros problemas, é uma junção de conhecimento e de troca de saberes dos alunos em sala de aula e a prática”, disse Surya, destacando a importância da parceria entre Unit, Semed e SMS. 

A participação direta dos estudantes na atividade também foi destacada pelo aluno Raúl Ismerim, do curso de Nutrição, que pretende levar o conhecimento adquirido na ação para a sua vida profissional. “Ações como esta beneficiam as crianças atendidas, que estão em fase de crescimento e precisam de auxílio e informações sobre nutrição e também a nossa prática como futuros profissionais”, reconheceu ele.

O programa

Realizado nas escolas da rede municipal de ensino de Aracaju, o Saúde na Escola leva ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, cujo planejamento considera o contexto escolar e social do diagnóstico local em saúde. 

“Por exemplo, nas escolas de Educação Infantil nosso foco de trabalho são as questões da avaliação de saúde bucal, verificação da situação vacinal, avaliação antropométrica, com peso, altura e também na questão da alimentação saudável, para que possamos melhorar o estilo de vida da criança. Nosso município realizou adesão ao ciclo 2023/2024, praticando ações em 71 escolas, sendo 56 municipais, 14 estaduais e uma Instituição filantrópica”, explica a referência técnica do programa, Aline Guimarães.

Para a diretora da Emei Nunes Mendonça, Flavia Costa, as ações desenvolvidas na escola são importantes pela aplicação das políticas públicas de forma integrativa. “A escola acompanha as diversas fases do desenvolvimento da criança, desde a primeira infância, que é a etapa em que começa a se moldar os hábitos alimentares que repercutirão por toda a vida. Nossas crianças foram atendidas e se tiverem sobrepeso, por exemplo, ou estiver com magreza, ela será encaminhada para uma Unidade para que possa ser feito o acompanhamento de saúde”, enfatizou. 

com informações da PMA

Leia mais:
Alunos de Nutrição promovem iniciativa sobre educação alimentar
Projeto da Unit em escola de Aracaju participa de programa nacional

Compartilhe: