Com o objetivo de promover uma transformação significativa na vida de mulheres idosas, o Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (Paimi) da Universidade Tiradentes (Unit), oferece uma série de atividades planejadas. O projeto de extensão, que acontece no bloco C do campus Farolândia, vai além da simples recreação e integração, ele promove uma verdadeira mudança na forma como essas mulheres se percebem e se relacionam com o mundo
Para a coordenadora do Paimi, Zulnara Mota, o projeto é mais do que um mero passatempo, é aprendizado e crescimento para todos os envolvidos. “O propósito dessa iniciativa vai muito além de simples atividades; ele abraça a missão de promover uma transformação significativa em suas vidas e, por extensão, na sociedade. As atividades propostas não apenas estimulam a mente e o corpo, mas também fortalecem os laços sociais, combatendo a solidão que, infelizmente, pode se tornar uma sombra na melhor idade”, ressalta Zulnara.
O diferencial do Paimi reside na sua abordagem interdisciplinar. Ao integrar disciplinas de diversos cursos da Unit, como Fisioterapia, Nutrição, Direito, entre outros, o projeto oferece às participantes um cuidado completo que respeita a individualidade de cada uma. Essa interdisciplinaridade garante resultados notáveis, tanto em termos de bem-estar emocional quanto físico. “Estamos construindo uma comunidade resiliente, onde a sabedoria de cada uma enriquece a de todas”, elenca.
Inspirando gerações
O Paimi também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Através da participação ativa das mulheres idosas em diversas atividades, o projeto desafia estereótipos sobre o envelhecimento e inspira as gerações mais jovens a verem a melhor idade como uma fase de vitalidade e aprendizado contínuo.
“Desafiamos estereótipos, mostrando que a terceira idade é uma fase de vitalidade e aprendizado contínuo. As presenças das idosas desafiam normas e inspiram as gerações mais jovens a verem a longevidade como uma dádiva. Este projeto é um testemunho do poder da aprendizagem ao longo da vida e da importância de cultivar laços comunitários. Juntas, estamos moldando um futuro onde a melhor idade é verdadeiramente a melhor fase da vida”, reforça a coordenadora.
Benefícios
As participantes do Paimi são as grandes protagonistas desse projeto. Elas desfrutam de uma série de benefícios, como:
- Atividades lúdicas e interativas: As participantes têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em oficinas de fisioterapia, nutrição, direito, entre outras áreas.
- Ambiente acolhedor e estimulante: O Paimi oferece um espaço seguro e acolhedor para as participantes se sentirem à vontade para compartilhar suas experiências, ideias e sentimentos.
- Promoção da saúde e do bem-estar: As atividades do programa contribuem para a promoção da saúde física, mental e emocional das participantes.
- Fortalecimento de laços sociais: O Paimi incentiva a interação entre as participantes, combatendo a solidão e promovendo o sentimento de pertencimento.
Leia também: Parceria entre CIEE e Unit abre portas para o mercado de trabalho