Viver equilibradamente é uma delícia que pode ser desfrutada por todos. Esta é a proposta do professor, psicólogo e escritor Alvaci Freitas Resende, docente da Universidade Tiradentes (Unit), que está lançando o décimo livro de sua carreira: DelíciaMind: a chave para uma vida com mais leveza, bem-estar e propósito. O trabalho foi lançado nesta sexta-feira, 13, em evento no Tiradentes Innovation Center, onde aconteceu a apresentação do livro e uma rápida palestra do autor, seguida de uma sessão de autógrafos.
A obra, dividida em oito capítulos, apresenta um programa de cuidados com a saúde mental, criado pelo próprio Alvaci com base em seus mais de 15 anos de experiência como psicólogo clínico e terapeuta. Segundo ele, o livro surgiu da necessidade de ensinar as pessoas a cuidarem da própria saúde, melhorando seus hábitos nos aspectos físico, mental e social. “As pessoas estão ficando doentes, muitas vezes porque estão muito tempo em um celular ou em uma telinha de TV, em um filme ou nessas séries, no computador, em jogos… Eu busquei, através deste livro, mostrar que há condições de se ter uma vida saudável equilibrando o uso do celular, das habilidades sociais”, diz.
Daí, surgiu o programa “DelíciaMind”, baseado em fundamentos como otimismo, autoconhecimento, habilidades sociais, humanização e uso consciente da tecnologia, que inclui o chamado “detox digital”. Para o professor, trata-se de uma proposta que responde aos desafios do mundo contemporâneo, como o estresse digital e as pressões sociais, que afetam a saúde mental de cada pessoa. São aspectos trabalhados em técnicas terapêuticas realizáveis tanto em consultório quanto no ambiente empresarial organizacional.
“Eu sinto que quando eu comecei a colocar esse programa em prática na minha vida profissional e pessoal, funcionou muito bem. E depois de ter trabalhado em consultório com muitos pacientes e observar resultados positivos, então eu transformei tudo em um livro. Diria que quem tiver interesse em mudar sua vida, ter autoconhecimento e uma vida próspera, agora tem um programa [de saúde] que é um livro. Você pode ir lendo, seguindo passo a passo no seu dia a dia, e ter uma vida próspera, uma mente saudável”, orienta.
O nome “DelíciaMind” foi uma criação de Alvaci, que é muito conhecido pelos alunos e colegas como “Professor Delícia”. O apelido, aqui juntado com a palavra Mind (“mente”, em inglês) surgiu em seus primeiros anos como professor da Unit, a partir de uma forma que encontrou para se comunicar com alunos dos quais não conseguia lembrar o nome. “Isso aconteceu quando eu tinha muitas turmas, mais de 70 alunos. O meu primeiro livro, em 2013, foi ‘Seja Otimista como Delícia’. Aí, ficou esse “delícia”, e para eu não errar o nome de ninguém, porque eu não conseguia memorizar tantos alunos, então eu comecei a chamar todo mundo de Delícia. Eles também começaram a me chamar de Delícia, foi ficando, e eu gostei”, contou ele, com bom humor.
Psicologia positiva
Alvaci é egresso da Unit, onde concluiu a graduação em Psicologia, em 2003, e o mestrado em Saúde e Ambiente, em 2007. Em seguida, fez o doutorado em Psicologia na Universidad de Valladolid (UVa), na Espanha, e um pós-doutorado na Universidad Argentina John F. Kennedy, em Buenos Aires (Argentina). Por meio destes estudos, aprofundou-se nos estudos sobre a psicologia positiva, um tipo de psicologia que se diferencia em relação às teorias tradicionais clássicas, ao trabalhar as melhores virtudes e qualidades humanas de cada pessoa antes de tratar diretamente a doença ou transtorno mental.
“Nós começamos buscando que é que tem de melhor em você, que eu posso reforçar e deixar você melhor ainda. Depois eu vou tratar a doença mental, a psicopatologia. É um pouco o contrário da clássica, que primeiro vai tratar a psicopatologia. A psicologia positiva vem e abraça, tirando primeiro a pessoa da ansiedade e buscando as fortalezas e virtudes positivas do indivíduo”, diz Alvaci, que dedicou três de seus 10 livros ao tema.
Já a carreira como professor foi toda feita dentro da Unit, onde começou em 2005 e deu aulas de disciplinas voltadas à área de Psicologia para alunos de diversos cursos de Graduação, como Psicologia, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Administração, Direito, Jornalismo e Publicidade, entre outros. “Toda a minha vida foi aqui na Unit. E a minha felicidade foi poder fazer o primeiro lançamento do livro aqui, porque se não fosse a comunidade científica, se não fosse os meus alunos, tudo isso não aconteceria. Eu tenho esse apoio maravilhoso da Unit. Sou muito feliz aqui, porque aqui é minha casa”, definiu, com o alto astral que o define.
Carinho e admiração
O lançamento do livro foi prestigiado por muitos alunos, ex-alunos e professores da Unit, que destacaram o professor Alvaci como um profissional que, além de profundo conhecedor da psicologia humana, cativa as pessoas por seu otimismo, simpatia e bom relacionamento com todos. “O ‘Professor Delícia’ é muito querido de todos da instituição. Já trabalhei com ele em alguns interiores, tanto na área de Psicologia quanto para os alunos de Direito. As obras dele mostram os aspectos emocionais, as palestras dele são bem motivadoras e fazem reflexões. E ter ele como colega é incrível, porque ele realmente é bem animado, coloca todo mundo para cima, sempre tem uma palavra de conforto”, define a professora Stephanny Resende de Melo, do curso de Direito.
A aluna Gleise Lidiane Andrade Rosa, do quarto período de Direito, também tinha expectativa em ler o livro de Alvaci, principalmente por força do tema. “Eu acredito que todos nós precisamos fazer um detox da área digital, e o que ele passa em sala de aula é uma maneira eficaz e extremamente importante, para a gente se desligar mais do digital e vir para os livros. Ele nos ensina a se comunicar verbalmente, na questão dos gestos, na escrita, na leitura… Ele realmente é uma pessoa muito positiva, que agrega demais ao conhecimento da gente. Agrega tanto que ele virou meu terapeuta”, diverte-se ela.
Leia mais:
Come pouco, se exercita e não emagrece? Entenda o que pode estar por trás disso