ESTUDE NA UNIT
MENU

As sete faces do descanso: como relaxar além do sono

Atividades variadas podem proporcionar prazer, equilíbrio e relaxamento em vários aspectos da vida e da saúde de cada pessoa

às 12h29
Uma atividade de descanso pode contemplar várias camadas da saúde e da vida, e vários aspectos trazem impactos positivos na rotina diária (Cottonbro Studio/Pexels)
Uma atividade de descanso pode contemplar várias camadas da saúde e da vida, e vários aspectos trazem impactos positivos na rotina diária (Cottonbro Studio/Pexels)
Compartilhe:

Nada é tão bom quando o momento de descansar, relaxar e recarregar as energias. Mas será que existe uma maneira certa ou mais eficiente de descansar? É possível que uma pessoa não esteja suficientemente descansada, mesmo quando dorme por muito tempo ou faz uma pausa em suas tarefas e compromissos. Especialistas de diversas áreas apontam, com base em estudos, que existem pelo menos sete tipos de descanso, complementares entre si: físico, mental, emocional, espiritual, sensorial, criativo e social. Este conceito mostra que o ato de descansar não é apenas ligado à qualidade e ao tempo de sono de cada pessoa. 

“Quando a gente pensa em descanso, a gente atrela à saúde mental, à saúde física, ao bem-estar como um todo. Para a gente conseguir isso, a Organização Mundial de Saúde vem a cada dia tentando mais encontrar os fatores que vão se complementando pra gente conseguir essa tal qualidade de vida. É a saúde física, é a mental, espiritualidade, atividade física, alimentação saudável… É uma condensação de coisas que vão nos proporcionar essa qualidade de vida e o tal do descanso”, define a professora Flávia Nascimento, do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit). 

Ela ressalta também que o ato de descansar traz muitos benefícios, como a redução do estresse e melhorias no humor, na qualidade de vida, na capacidade de memorização e na sociabilidade de cada pessoa. “Quando o sujeito está descansando, ele consegue conviver com outras pessoas e com mais qualidade também. Aumenta a produtividade no trabalho, melhora o raciocínio, a memória, a concentração e a atenção. Os nossos processos psicológicos básicos melhoram o nosso sistema imunológico. Quando a gente está bem, o nosso corpo responde melhor a uma caminhada e não tem essa baixa no nosso sistema imunológico. Nos ajudam muito a ter motivação, desempenho, criatividade e espontaneidade”, completa Flávia. 

Mesmo destacando que o descanso pode acontecer sob várias camadas, a professora aponta o sono como a principal forma que cada pessoa tem para recarregar as energias e alcançar o reequilíbrio de suas funções mentais, corporais e psicológicas. E isso abrange várias destas áreas de cada pessoa, mesmo que de forma indireta. “É através do sono que a gente consegue fazer todas essas atividades que são de extrema importância para o nosso organismo”, resume ela. 

Para além do sono e da pausa das atividades (até mesmo o “ficar sem fazer nada”), outras atividades aparentemente “banais” também são encaradas como formas de descanso. “Desligar a mente” do trabalho e da rotina diária, dedicando o tempo a uma atividade de lazer, é uma forma de descanso criativo e mental. “Nós precisamos entender que precisa haver um ‘desligamento’, precisamos realizar coisas que a gente goste, como hobbies, caminhadas, qualquer exercício que esteja relacionado com o desenvolvimento dos nossos constructos cognitivos da nossa inteligência, seja ele físico ou criativo”, mostra Flávia, que gosta de desenhar, escrever e dançar em suas horas de lazer. 

Existem muitas outras atividades que podem oferecer sensações de descanso, prazer e relaxamento, podendo variar de pessoa para pessoa, sem um “padrão” pré-definido. Um exemplo dado pela professora é o descanso espiritual, que uns associam com atividades religiosas e outros as ligam com trabalhos voluntários ou contatos com a natureza. “São vários aspectos que impactam positivamente na nossa rotina. Para cada pessoa e para cada momento da nossa vida, nós precisamos de uma série de descanso. Precisamos entender qual é a necessidade que o nosso corpo está pedindo. Cada sujeito é único, subjetivo, com suas próprias experiências e em um momento de vida específico. Então tudo isso tem que estar relacionado com esse sujeito, com o que a pessoa deseja e gosta, com as questões que fazem sentido para ela”, resume. 

Dicas do que fazer

Aqui estão os tipos de descanso e algumas atividades que podem contemplá-las: 

  • Descanso físico: sono em tempo e condições adequadas, pequenos cochilos, exercícios de relaxamento e alongamento, meditação;
  • Descanso mental: hobbies em geral, exercícios de respiração, prática de esportes, leituras, escrever, ouvir músicas;
  • Descanso emocional: cultivo de boas relações interpessoais, conversas com, amigos, terapias com profissionais especializados; 
  • Descanso espiritual: atividades religiosas ou sociais, trabalhos voluntários, contato com a natureza (trilhas, caminhadas, banhos de mar ou rio);
  • Descanso sensorial: ficar um tempo sem acesso a telas (computador, TV, celular, etc), ter instantes de silêncio; 
  • Descanso criativo: ter momentos de contemplação e observação, viajar, visitar exposições de arte, museus e cinemas, conversar com pessoas;
  • Descanso social: convívios e visitas a amigos e parentes, cultivo de boas relações interpessoais;

com informações de UOL e CNN Brasil

Leia mais:
Como equilibrar as rotinas de estudo, trabalho e lazer?
Palestra sobre cuidados com a saúde mental reúne colaboradores da Unit
Durante roda de conversa Duda Lisboa revela que o descanso é o treino para o atleta

Compartilhe: