A culinária vegana é uma tendência que está em alta e tem crescido no gosto popular de quem busca uma alimentação mais saudável. Para muitos, o veganismo é uma filosofia de vida, mas, a alimentação vegana não está restrita somente aos veganos. De acordo com a professora do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes, Lidiane Andrade, os experimentos gastronômicos estão ligados não só ao tempero, mas também a técnicas culinárias que crescem no mercado.
De acordo com Lidiane, a introdução de alimentos de origem vegetal como protagonista do prato faz bem para o metabolismo, aumentando a carga de vitaminas, sais minerais e diversos outros nutrientes. Para a realização de receitas com foco na substituição de insumos de origem animal pelo vegetais, existe a possibilidade de usar extratos vegetais, farinha de leguminosas, tubérculos, cogumelos e diversos outros ingredientes, que utilizados da maneira correta proporcionam texturas e sabores que substituem o uso de carnes e derivados.
“A combinação de ingredientes e o conhecimento técnico possibilitam uma alimentação mais saudável, e o consumo de mais alimentos vegetais tem sido o mais recomendável. A maioria dos estudos mostra que a alimentação baseada em vegetais tem muitos efeitos benéficos e estimula o consumo de vegetais, de forma criativa, com atenção às técnicas, abusando de ervas e especiarias nos faz bem e ainda ajuda a desenvolver a economia local e o pequeno produtor”, reitera Lidiane.
A professora também explica que mesmo com o uso exacerbado de pesticidas nas monoculturas, houve também um aumento da produção de pequenos produtores, melhorando a perspectiva do consumo de vegetais no país. “Eles têm feito o trabalho de colocar na mesa de uma parte da população brasileira alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos. A alimentação vegana será melhor e mais democrática, quando a disponibilidade de alimentos seguros for maior. De toda forma, para aqueles que têm acesso aos produtos orgânicos, a culinária vegana é uma excelente e saborosa opção de alimentação saudável”.
Leia mais:
Pandemia intensifica a busca por uma alimentação saudável
Saúde: cogumelos auxiliam na absorção de nutrientes
Veganismo: transição exige acompanhamento profissional