A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina e hábitos da população. Para se adaptar e relaxar durante o período, muitas pessoas buscaram novas atividades, entre elas a Ioga. Com isso, a prática cresceu durante o período e ganhou novos adeptos.
“O interesse pela ioga se difundiu na pandemia por ser uma técnica que, além de trabalhar o equilíbrio do corpo e da mente, exige pouco espaço e ferramentas, sendo uma ótima alternativa de prática virtual, cumprindo as necessidades de exercício físico”, comenta a terapeuta holística e professora do curso de Estética e Cosmética da Universidade Tiradentes, Ketheleen Medeiros.
Segundo a docente, a técnica auxilia no alívio de estresse, ansiedade, depressão e insônia.
“A ioga vai além de uma prática de atividade física, uma vez que trabalha e promove o equilíbrio de diversos aspectos do corpo, do espírito, das emoções e da mente”, destaca.
“A técnica melhora o condicionamento físico, a flexibilidade, a concentração, a respiração e a consciência corporal, além de auxiliar no emagrecimento”, complementa.
Os praticantes da modalidade, seja de forma individual ou em grupos, trabalham o corpo e a mente de forma interligada. “Assim, a modalidade promove a sensação de bem-estar. A técnica pode ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos”, finaliza a professora.
Dia Internacional da Ioga
Neste 21 de junho, é comemorado o Dia Internacional da Ioga. A data, instituída em 2014 pelas Nações Unidas, visa aumentar a conscientização das pessoas sobre o benefício da prática.