ESTUDE NA UNIT
MENU

As diferenças das profissões de Nutricionista e Nutrólogo

Elas trabalham com diagnósticos e tratamentos por vias diferentes e seus trabalhos podem ser complementares para determinados pacientes

às 23h47
Compartilhe:

Muita gente trata o profissional Nutricionista e Nutrólogo como se fossem equivalentes. Mas a verdade é que, embora lidem com substâncias nutricionais, cada atividade tem a sua especificidade. Vale a pena conhecê-las antes, principalmente se você pensa em seguir carreira nestes segmentos. 

Cada uma dessas profissões faz parte de um diferente campo de saber. Ambas trabalham com diagnósticos e tratamentos por vias diferentes e seus trabalhos podem ser complementares para determinados pacientes. Compreender a abrangência das duas áreas também pode ajudar a escolher com quem marcar uma consulta. 

Nutricionista

Para se tornar Nutricionista, o estudante deve cursar Nutrição. A graduação estuda profundamente a alimentação e suas consequências. Após formado, o profissional não pode prescrever medicação, por não ser médico. No entanto estará apto para prescrever fitoterápicos, fórmulas e suplementos. 

Este profissional é o mais indicado para auxiliar tanto na perda de gordura corporal quanto no ganho de músculos ou hipertrofia, visto que é habilitado por sua formação acadêmica a entender todos os aspectos relacionados às diferentes dietas. Recorrem ao nutricionista os adeptos da musculação que buscam alimentos para acelerar a definição muscular. 

E cada dieta vai se adequar ao que o paciente deseja, suas características físicas e preferências alimentares. Por isso que se costuma ouvir que uma mesma dieta não vai funcionar igual para todo mundo. É preciso uma avaliação clínica de rotinas e hábitos alimentares feita por esse profissional antes da aplicação de uma estratégia nutricional.

Nutrólogo

Nutrólogo é formado em Medicina, com especialização em NutrologiaÉ alguém preparado para entender, diagnosticar e tratar distúrbios alimentares. Também é quem analisa a ação dos alimentos sobre esses distúrbios e síndromes. Por ser médico, pode receitar medicamentos, mas não pode prescrever dietas como o Nutricionista, exceto em casos de doenças. Sua atuação está relacionada à descoberta de patologias como Diabetes, Hipertensão e Obesidade, entre outras. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: