ESTUDE NA UNIT
MENU

Retrospectiva 2021: conquistas de estudantes, egressos e docentes são destaque

Aluna teve carta enviada ao espaço, egresso se tornou referência nacional e professora figura na lista de pesquisadores mais influentes do planeta.

às 20h16
Compartilhe:

Durante todo o ano de 2021, a Universidade Tiradentes (Unit) direcionou seus esforços em prol de uma Educação Superior de qualidade, sempre impactando a sociedade de alguma forma positivamente. Olhando para trás, algumas iniciativas ganham destaque, como os atendimentos em clínicas, laboratórios e núcleos que não pararam de realizar atendimento ao público externo durante todo o ano. Além da posse do reitor da Unit, Jouberto Uchôa, na Academia Nacional de Economia; e da visita do Ministro da Educação ao campus Farolândia, ambos em novembro.

Isso mesmo, a Unit foi a única instituição de ensino superior particular a fazer parte da agenda oficial do ministro da Educação, Milton Ribeiro, no estado. A visita de cortesia percorreu a reitoria, Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC) e Tiradentes Innovation Center. O tour ainda contemplou o Centro Médico Decós.

É importante lembrar que desde os primeiros meses de pandemia da Covid19, a Unit atuou ativamente no combate à proliferação da doença em Sergipe. Quando a Prefeitura de Aracaju atualizou o calendário de vacinação, em junho, incluindo os trabalhadores da Educação que atuam no ensino, o campus Unit Farolândia passou a ser mais um ponto fixo de vacinação do município. Durante os quatro meses de funcionamento, mais de 65 mil aracajuanos foram imunizados.

Por meio de parceria com o Santander Universidades e Universia Brasil, os acadêmicos da Unit que não tinham acesso à internet de qualidade e estavam dentro do perfil estabelecido no edital do Projeto Acadêmico para Acessibilidade Via Celular receberam, de forma gratuita, chips com chamadas de voz ilimitadas, 5 GB de internet em alta velocidade por mês, além de navegação gratuita em alguns aplicativos. 

Já o programa Quero Bolsa passou a contemplar a Universidade Tiradentes, fazendo com que o candidato encontre seu curso dos sonhos na Unit EAD com desconto de 30% nas mensalidades. 

Conquistas

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, foi empossado na Academia Nacional de Economia (ANE) em novembro. Como imortal, ele passou a ocupar a Cátedra nº 33, que tem como patrono D. João VI e pela qual foram imortalizados Aluísio Fragoso de Lima Campos, Ovídio Paulo de Menezes Gil e Jaime Câmara. 

A professora doutora Ester Villas Boas, reconhecida no meio universitário, passou a ser a mais nova imortal da Academia Sergipana de Letras. Escritora e pesquisadora, liderou a implantação de cursos de mestrado e doutorado da Unit. 

Já o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unit, professor doutor Diego Menezes, foi incluído no seleto grupo de brasileiros escolhidos pela Academia Europeia da Alta Gestão, sediada em Portugal, para colaborar com a obra “Liderança Humanitária”, que aborda modelos de gestão e alta performance. 

Pesquisa

Como o investimento contínuo visando melhorias dos serviços é uma prática permanente da Universidade Tiradentes, ainda no primeiro semestre de 2021, a instituição anunciou a oferta do primeiro curso de doutorado em Direito de Sergipe por meio de editais – quando a graduação em Direito completou 40 anos de atividades em solo sergipano.

Entre os pesquisadores ranqueados como mais influentes dos BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – está o professor da Unit, doutor Estélio Henrique Martin Dantas, ocupando a 936ª colocação e 1º na área de Educação Física, com especialização em treinamento esportivo.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit, professor doutor Cristiano Ferronato, foi eleito dirigente do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação do Nordeste (Forpred-NE) para o biênio 2021-2023 da chapa Unidade na Diversidade.

Segundo levantamento feito por pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA), a docente do curso de Farmácia da Unit, Patrícia Severino, figura na lista de pesquisadores mais influentes do planeta. Esse é o segundo ano consecutivo que Patrícia figura na lista de autores mais citados. A mestra e doutora em Engenharia Química faz parte do ranking que listou 159.683 pesquisadores mais influentes do mundo.

Ensino

Em 2021, a Universidade Tiradentes apresentou 16 novos cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) que seguem tendência do mercado de trabalho, dentre eles, Design Educacional; Escrita Criativa; Trade de Investimentos; Gerontologia e Bem-estar; Coaching e; Mentoring e Gestão Ambiental). 

Mais de 20 cursos de graduação da Unit foram classificados pelo Guia da Faculdade 2021. Os cursos receberam 3 e 4 estrelas a partir das informações colhidas pelo Guia, com base na opinião de professores avaliadores. Entre os cursos classificados aparecem Biomedicina, Farmácia, Pedagogia, Medicina e Administração.

Enquanto isso, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) na modalidade de Educação a Distância (EaD) foi destaque no portal Quero Bolsa como um dos 10 melhores cursos do país, segundo o Ministério da Educação (MEC). 

Internacionalização

As oportunidades internacionais para acadêmicos precisaram se reinventar e os estudantes da Unit passaram a realizar mobilidade acadêmica de forma virtual. 

O processo de internacionalização da Universidade Tiradentes – Unit – tem se destacado cada vez mais no dia a dia de sua comunidade acadêmica. Fruto desse processo, a egressa do curso de Engenharia de Petróleo – PEP – da Unit, Isabelle Maria Duarte Gonzaga, apresentou a segunda defesa de tese com dupla titularidade internacional da instituição de ensino.

Já o acadêmico do curso de Psicologia da Unit, Davi Augusto, foi um dos cinco estudantes aprovados para participar do programa Studies of the U.S. Institutes (SUSI) for Student Leaders on Social Entrepreneurship. O futuro psicólogo foi um dos cinco alunos aprovados para participar do programa, promovido pelo governo dos EUA.

Extensão

Foi em 2021 que o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unit conquistou o segundo lugar entre os prestadores de atendimentos dos NAF’s do Brasil, ficando atrás apenas da oitava região, que é Barueri, em São Paulo.

Assim como o NAF, as clínicas de Fisioterapia, de Psicologia e de Odontologia da Unit, bem como o Unit Lab e o Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit não pararam de atender o público externo neste ano – seguindo todos os protocolos de biossegurança quando presencialmente, já que em alguns locais, ações ocorreram virtualmente. 

Os estudantes da Unit também passaram a ter acesso à biblioteca digital ‘Minha Biblioteca’ com um acervo de 11.197 títulos de livros eletrônicos de várias editoras e em diversas áreas do conhecimento. Para os futuros alunos, a Universidade Tiradentes disponibilizou, de forma gratuita, o teste de aptidão Minha Escolha, como forma de auxiliar os estudantes e direcionar qual o melhor caminho.

Unit Esportes

No esporte, a Unit também teve motivos para comemorar. Nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs Praia, a Unit foi destaque em quatro das dez modalidades. Em outubro, foi a vez de os 115 atletas da Unit fazerem bonito no JUBs nacional: foi um total de 12 medalhas e quatro troféus conquistados. Os êxitos posicionaram a Unit no 6º lugar geral do ranking nacional do JUBs.

O Meeting Regional Paralímpico de Atletismo e Natação, competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa, aconteceu no Complexo Esportivo da Unit, seguindo todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo CPB e pela Unit. Dentre os centenas de paratletas participantes, estava Alan Bizerra, estudante e patrocinado pela Unit, que levou duas medalhas de ouro no atletismo.

Para encerrar o ano, o Complexo Esportivo da Unit ainda receberá uma clínica de natação com o medalhista olímpico, Ricardo Prado.

Egressos de sucesso

Diversos egressos da Unit tiveram destaque, em 2021, em suas áreas de atuação. A exemplo do farmacêutico citologista Berlley Silva Meira, criador do software Hass e do site Capacitoprof, que lançou Atlas completo de citologia mamária e se tornou referência nacional em citologia mamária. Já o egresso em Biomedicina, Guilherme Mendes, também conquistou outro foi aprovado em 1º lugar na Residência Multiprofissional em Assistência Cardiorrespiratória do InCor. 

Catharina Mendonça, formada em Publicidade e Propaganda pela Unit, foi a primeira redatora sem cargo de liderança a conquistar o Grand Prix no Festival de Criatividade de Cannes, representando o Brasil. O também egresso em Publicidade e Propaganda, Alan Alves, foi um dos finalistas do Young Lions Brazil 2021. O recém-formado em Publicidade e Propaganda, Antônio Carlos Júnior, participou da 8ª temporada do MasterChef 2021, exibido pela Band.

O egresso em Farmácia, Lucas Rannier, conquistou bolsa da Unesco em um dos centros mais renomados da Europa, o Institute of Macromolecular Chemistry, Czech Academy of Science para fazer parte do Unesco/Iupac  Course 2021-2022 em Praga, na República Tcheca.

Em 2021, Sergipe conheceu a história de Diego da Silva Cruz, estudante do curso de Biomedicina na modalidade híbrida do campus Unit Propriá que é um dos primeiros integrantes da Aldeia Kariri Xocó de Porto Real do Colégio, em Alagoas, a buscar formação superior. O estudante indígena investe no curso superior para ampliar horizontes e as chances de crescimento no mercado de trabalho, além de transformar a história de sua Aldeia.

A acadêmica do curso de Farmácia, Elica Silva, foi selecionada, entre as 40 mil pessoas que participaram da Operação Cosmic Love, e teve sua carta de amor a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX.

Confira a retrospectiva de 2021 do Grupo Tiradentes a seguir:

Compartilhe: