ESTUDE NA UNIT
MENU

Enem 2021: exercícios físicos são aliados na preparação

Prática de atividade física auxilia no condicionamento físico e mental para encarar a maratona de provas do Enem

às 20h54
Compartilhe:

Para o candidato que vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de qualquer outro vestibular, a estratégia de focar apenas nos estudos e deixar de lado os momentos de lazer e exercícios físicos não é a melhor escolha para enfrentar a maratona de provas. Essa tensão pode prejudicar o desempenho do estudante e até afetar a sua saúde. 

Por esta razão, segundo especialistas, é preciso acrescentar à rotina atividades voltadas para o relaxamento e estímulo da autoconfiança. “A atividade física regular é muito importante para a maratona de provas do Enem. Um dos benefícios da prática é a neurogênese, ou seja, o surgimento de novos neurônios, que irá influenciar na memória e na capacidade de concentração, que vai gerar o aprendizado”, disse a professora Nara Soares, PhD e docente do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).

A atividade física regular também ajuda a melhorar a postura durante as longas horas de prova. “O fortalecimento muscular e ósseo serão importantes nesse quesito.  Enquanto que os exercícios aeróbicos ajudam a melhorar a concentração”, frisou.

Para quem curte o contato com a natureza, caminhar e correr em parques pode ser uma boa opção. Já quem busca manter a forma, aumentar a resistência física ou perder peso, as atividades ou exercícios aeróbicos desenvolvidos em academias são indicados. Existem diferentes modalidades esportivas para os que desejam se movimentar, o importante é não ficar parado e se entregar à pressão dos estudos.

“O acompanhamento de um profissional de Educação Física fará com que o candidato chegue nessa jornada mais preparado fisicamente e, consequentemente, mentalmente”, destacou a professora.

Para o estudante que quer aliviar a tensão da rotina de estudos o recomendado é buscar métodos que auxiliem na descontração e no relaxamento, a exemplo do yoga. Essa prática de exercícios auxiliam no controle do estresse, melhoram a concentração e a memória, além de despertar a criatividade e o autoconhecimento. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: